quarta-feira, 5 de setembro de 2012

COMUNICADO 5/09/2012 - 4ª feira - 15:00h


Ontem participamos, no Ministério dos Transportes, em Brasília, da última reunião da Mesa de Negociações estabelecida no acordo assinado em 31/07/2012 entre o governo e o TRC.
Da pauta oficial que provocou a Manifestação Nacional do TRC, iniciada no dia 25 de julho, as conclusões e soluções apresentadas pelo governo foram as seguintes:
A ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, iniciou a partir de ontem os seguintes procedimentos de modificações nas Resoluções ANTT nos 3056/09 e 3658/11:
"Admissão e manutenção no RNTRC na Categoria ETC - Empresas de Transporte de Cargas, somente as pessoas jurídicas que tenham como atividade principal o transporte rodoviário de cargas, conforme Códigos Nacionais de Atividade Econômica - CNAE, na classe 4930-2;
"Incorporar as Cooperativas de Transporte de Cargas na Categoria ETC, desde que atendam a classe 4930-2 do CNAE;
"Simplificar os procedimentos do CIOT, visando a sua substituição pelo Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e;
"Admitir o recebimento do valor do frete em moeda corrente ou cheque.
A implantação das modificações nas Resoluções da ANTT nos 3056/09 e 3658/11 estará caracterizando o atendimento integral de todos os itens da pauta relacionados à Agência.
Com relação à Lei nº 12619/12 estivemos participando da Audiência Pública convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados. Fato marcante foi o sacrifício demonstrado por mais de mil companheiros e companheiras que vieram de quase todos os Estados da Federação, desde o extremo Nordeste até o extremo Sul do Rio Grande do Sul, para participar e opinar na Audiência Pública, compostos por motoristas autônomos, motoristas regidos pela CLT, empresas de transporte e cooperativas de transporte de cargas, numa demonstração da mais perfeita integração do setor à Manifestação do TRC iniciada no dia 25 de julho. Fato desagradável foi o comparecimento de um grupo de pessoas uniformizadas de trabalhadores que, patrocinado por uma poderosa entidade representativa de patrões do ramo de transporte, e que foram com o claro propósito de tumultuar e tentar impedir a realização da Audiência Pública.
O que salvou a Audiência Pública foi a firmeza de atitude demonstrada pelo grande número de parlamentares que compareceram e participaram do Ato, muitos deles integrantes da Bancada Nacional do TRC na Câmara, sob a coordenação do Deputado Nelson Marquezelli.
As questões que envolvem e impedem o TRC de cumprir a Lei 12619/12 foram amplamente analisadas e discutidas pelo Plenário e ratificadas ao final dos trabalhos. Em decorrência, os parlamentares entenderam como única solução o encaminhamento, ainda hoje, do Requerimento de autoria do Deputado Nelson Marquezelli à Ministra-Chefe da Casa Civil, cujo inteiro teor segue abaixo.
A prorrogação do prazo de fiscalização educativa concedida pelo DENATRAN encerra-se na próxima 3ª feira, dia 11. As expectativas do TRC ficarão exclusivamente na dependência de que até lá a Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República autorize a nova prorrogação solicitada.
Quaisquer notícias sobre o assunto voltaremos a comunicar a qualquer momento.

Boa sorte a todos.
Nélio Botelho
MUBC

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